quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Salve Geral - 2009


Imagem: Internet


Sinopse:

Lúcia (Andréia Beltrão) é uma viúva de classe média que sonha em tirar o filho Rafael (Lee Thalor), de 18 anos, da prisão. Em suas frequentes visitas à penitenciária ela conhece Ruiva (Denise Weinberg), advogada do Professor (Bruno Perillo), líder do Comando. As duas ficam amigas e logo Lúcia é usada em missões ligadas à organização criminosa. Precisando do dinheiro, ela aceita realizar as tarefas. Paralelamente o Comando passa por uma luta interna pelo poder, ampliada pelo confronto dos prisioneiros com o sistema carcerário. Quando o governo decide transferir, de uma só vez, centenas de presos para penitenciárias de segurança máxima no interior do estado, o Comando envia a ordem para que seus integrantes realizem uma série de ataques em pleno Dia das Mães, deixando a cidade de São Paulo sitiada.

Elenco:



Andréa Beltrão (Lúcia)

Denise Weinberg (Ruiva)
Lee Thalor (Rafael)
Eucir de Souza (Chico)
Kiko Mascarenhas (Delegado Raul)
Michel Gomes (Xizão)
Giulio Lopes (Dávila)
Guilherme Sant'anna (Pedrão)
Taiguara Nazareth (Tirso)
Bruno Perillo (Professor)
Chris Couto (Ângela)
Luciano Chirolli (Secretário)
Pascoal da Conceição (Dr. Pereira)
Julio Cezar (HD)
Otávio Martins (China)
Juliano Cazarré (Zé)
Fábio Herford (Rubinho)
Marizilda Rosa (Tiana)
Neco Vila Lobos (PM do hospital)
João Signorelli (Careca)
Almir Barros (Tavinho)
Riba Carlovich (Davi)
Rafael Losso (Beto)
Catarina Abdala (Guarda)

NOTA DO BAÚ: Mais um filme nos moldes de Tropa de Elite - 2007, uma boa interpretação de Andréa Beltrão, uma maneira de não esquecermos aquele dia em que a sociedade acabou descobrindo quem realmente manda no Brasil, mas na minha opinião, só levou o direito de ser candidato ao OSCAR 2009, pelo forte apelo da história real.
Particularmente acho que BESOURO - 2009 merecia ter sido o escolhido para a disputa ao invés de Salve Geral, mas nem por isso deixa de ser uma boa programação.
Bom divertimento e muita Pipoca.

Um comentário:

  1. Se fosse para atribuir uma nota ao filme daria 5. Bem mediano, na minha opinião. Na época dos ataques do PCC trabalhava na Folha de S. Paulo e cobri todos os dias as atrocidades que aconteciam por todo o País. Tudo bem que o filme escolheu um personagem para desenvolver toda a história, mas achei fraco. O que achei interessante no filme foi o fato de ele ter me despertado a dúvida: dúvida se o garoto merecia mesmo passar por tudo aquilo. Seria ele vítima ou réu?

    ResponderExcluir