quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Os Desafinados


Um filme que se destaca pelo enredo, pelo elenco maravilhoso, que mescla jovens talentos com atores consagrados, trilha sonora perfeita, tendo como pano de fundo o cenário político brasileiro, mesclando a década de 60, com os dias de hoje.
Na década de 60 um quarteto de jovens músicos e compositores, vão para Nova York em busca de sucesso, lá fundam um grupo chamado OS DESAFINADOS. Eles integram o movimento que lançou a Bossa Nova.
***
Elenco
Rodrigo Santoro (Joaquim), Selton Mello (Dico), Ângelo Paes Leme (Davi), Cláudia Abreu (Glória), André Moraes (PC), Alessandra Negrini (Luíza), Jair Oliveira (Geraldo), Vanessa Gerbelli (Dora), Charlis Fricks (Caio), Genésio de Barros (Davi - no presente), Arthur Kohl (Dico - no presente), Antônio Pedro (PC - no presente), Bene Silva (Geraldo - no presente), Augusto Madeira (Manolo), Cacá Amaral (Almirante), Michel Bercovitch (Leon), Renato Borghi (Cônsul Carlos José), Kevin Gall (Oficial da imigração), Daniel Lentini (Assistente de direção de Dico), Haythem Noor (Taxista indiano), Craig DiFrancia, Teddy Sears, Regina Remencius.
Direção de Walter Lima Jr. Lançamento (Brasil): 2008
***
Curiosidades
- O orçamento de Os Desafinados foi de R$ 7 milhões.
- Foi gravado nos estúdios Renato Aragão, recém-adquiridos pela Rede Record, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro.
***
Nota do Baú:
Um filme para ser visto e revisto, a maestria como vai surgindo no filme temas relacionados a política, boemia, amizade, envolvendo o público, com música de primeira qualidade, texto, direção perfeitos, uma atuação de primeira, como não poderíamos esperar diferente, tendo base no elenco escalado. Imperdível!!!

Patch Adams - O Amor É Contagioso


Fiquei em dúvida em qual seria o primeiro filme, pois são muitos filmes ótimos, mas este realmente marcou muito minha vida, pois trabalhei em hospitais com um grupo de palhaços também.
Deixo também uma frase que uma enfermeira uma vez me disse: Meu pai queria que eu fosse médica, mas médicos cuidam de doenças e eu quero cuidar de pessoas... Amei.
***
Então vamos ao que interessa o filme:
Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams (Robin Williams) voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.
***
Curiosidades
Durante as filmagens, Robin Williams e todo o elenco buscaram ajudar na medida do possível as crianças da Make a Wish Foundation (Fundação Faça um Pedido), que trata de crianças que estão sob tratamento contra câncer. Elas inclusive aparecem em Patch Adams, na cena em que o personagem de Williams visita as crianças no setor pediátrico.
***
Nota do BAÚ:
Não bastasse a história maravilhosa do filme, desencadeando o amor ao próximo e convidando a reflexão para a pergunta, pacientes? Ou Seres humanos?, ainda temos a excepcional atuação desse que na minha opinião é um dos melhores atores do mundo, Robin Williams, vivendo Hunter "Patch" Adams...

Cidade dos Anjos


Um anjo que caminha na Terra se apaixona por uma jovem médica e se vê no meio de uma difícil decisão: continuar sendo um anjo ou tornar-se mortal e viver a paixão existente entre os dois. Com Nicolas Cage e Meg Ryan. Confesso que em alguns momentos solucei de tanto chorar, o que não chega a ser novidade, já que sou chorão assumido em filmes mesmo.
O Filme:

Em Los Angeles, uma dedicada cirurgiã (Meg Ryan) fica arrasada quando perde um paciente durante uma operação, no mesmo instante em que um anjo (Nicolas Cage), que estava na sala de cirurgia, começa a se sentir atraído por ela. Em pouco tempo ele fica apaixonado pela médica e resolve ficar visível para ela, a fim de poder encontrá-la frequentemente, o que acaba provocando entre os dois uma atração cada vez maior, apesar dela ter um sério relacionamento com um colega de profissão. O ser celestial não pode sentir calor, nem o vento no rosto, o gosto de uma fruta ou o toque da sua amada, assim ele cogita em deixar de ser um imortal para poder amar e ser amado intensamente.
***
Curiosidades
Cidade dos Anjos é a refilmagem americana de
Asas do Desejo, filme alemão lançado pelo diretor Wim Wenders em 1987.
***
Nota do BAÚ:
Um filme para românticos assumidos, casais apaixonados, solteiros, pessoas que amam a vida. Um filme que nos faz refletir sobre o que realmente importa na vida: Dinheiro? Saúde? Amor?
O significado de saber o gosto de uma pêra? Quantas peras ainda não experimentamos o sabor? Um filme excelente para refletirmos sobre a vida e sobre o amor...