terça-feira, 22 de setembro de 2009

Festival do Rio 2009




A edição 2009 do Festival do Rio estará em toda a cidade de 24 de setembro a 8 de outubro.


O Festival do Rio é o maior festival de cinema do Brasil e da América Latina, com atenção e cobertura massivas da mídia. A cada ano, as principais produções dos festivais de Cannes, Sundance, Veneza e Berlim são apresentados ao público brasileiro durante o evento. Filmes inéditos no Brasil, com premieres internacionais, latino-americanas e nacionais, que confirmam a importância do Festival do Rio como porta de entrada para o cinema na América Latina e a maior vitrine para o cinema independente no Brasil.

O púbico verá mais de 300 longas e curtas metragens, vindos de mais de 60 países, nas mostras Premiere Brasil, Panorama Mundial, Expectativa, Limites e Fronteiras, Mostra Geração, Dox, Midnight Movies,, Mundo Gay e Pocket Films, entre outras.

No ano da França no Brasil, o Festival do Rio tem a honra de abrir os braços a cinematografia do país – representado todos os anos no evento – apresentando ao público uma grande homenagem ao canal de televisão ARTE e acolhendo a grande dama do cinema mundial, Jeanne Moreau, convidada de honra. São mais de 90 filmes espalhados pelo festival, estreitando ainda mais uma amizade já consolidada.

A Premiere Brasil, coração do Festival do Rio, traz ao público e ao mercado internacional cerca de 60 filmes brasileiros inéditos, em sua grande maioria em premiere mundial.

O Festival do Rio consolida também sua posição como plataforma de encontros de negócios para toda a área do audiovisual. Durante duas semanas, seminários, mesas redondas e encontros de projetos nas áreas de distribuição, co-produção e tecnologia enchem as salas do RioMarket, no pavilhão do Festival do Rio. Os principais executivos da indústria vem ao Rio durante o evento, para encontrar novos parceiros de negócios e estabelecer co-produções com o cinema brasileiro. Além disso, tem a chance de fazer "networking" e conhecer mais de perto o Brasil, o 9o. mercado audiovisual mundial.

No Pavilhão do Festival, realiza-se também o Cine Encontro, discussões do público com os diretores e atores da Premiere Brasil. O púbico terá ainda a chance de participar de outros debates sobre o mercado cinematográfico e ter acesso gratuito ao lounge de games baseados em grandes filmes.

A Prefeitura do Rio de Janeiro, em 2009, volta a se juntar aos grandes patrocinadores do Festival do Rio, juntamente com a Petrobras e a Oi.

O Festival do Rio em 2009 leva ainda, a mais de 20 novos locais de exibição, uma programação especial e gratuita para todos os públicos. Na parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Festival se estende por toda a cidade, em praças, comunidades e auditórios, abraçando o Rio de Janeiro em um clima de cinema.

Serão 15 dias de momentos mágicos!

PROGRAMAÇÃO DE FILMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário